quarta-feira, 19 de maio de 2010

HISTÓRIA DO PLANEJAMENTO URBANO

Historia do planejamento urbano


Até o final do séc XIX, o planejamento urbano era de responsabilidade de arquitetos. Mas o crescimento dos problemas urbanos forçou muitos países a participarem mais ativamente no processo de planejamento urbano.

Em nosso país o Planejamento Urbano foi pautado em instrumentos urbanísticos, tendo nos Planos Diretores e Leis de Uso e Ocupação do Solo seus representantes mais pragmáticos.
Contudo, muitos desses planos não enfrentaram as questões sociais.

O foco do planejamento deslocou-se do regulamento do uso e ocupação do solo para o tratamento dos processos especulativos de produção do espaço urbano. Surge a idéia de planejamento urbano participativo, onde o profissional não é mais o "autor do plano", mas o "condutor do processo".

Segundo o site Urbanidades,

O planejamento surgiu como uma resposta aos problemas enfrentados pelas cidades, tanto aqueles não resolvidos pelo urbanismo moderno quanto aqueles causados por ele. A expressão “planejamento urbano” vem da Inglaterra e dos Estados Unidos, e marca uma mudança na forma de encarar a cidade e seus problemas.

Uma modificação importante refere-se ao reconhecimento do fenômeno urbano como algo dinâmico, o que leva a encarar a cidade como resultado de sua própria história e como algo que está, de alguma maneira, evoluindo no tempo. Portanto, a cidade passa a ser vista como o produto de um determinado contexto histórico, e não mais como um modelo ideal a ser concebido pelos urbanistas (KOHLSDORF, 1985).

É nesse contexto que o Urbanismo passa a ser visto como uma ciência que trata problemas que crescem em uma velocidade muito maior do que a taxa de crescimento das cidades.

Ana Cunha Araújo


Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br