Neste caso, o ponto focal do trabalho consistia em resolver questões totalmentes distintas: criar um espaço para produtos evangélicos e outro interligado, para roupas íntimas.
Corte perspectivado mostrando interior da loja gospel
Ana Cunha Araújo
Corte perspectivado mostrando interior da loja gospel
Ana Cunha Araújo
Um fato muito comum na região amazônica é a multiplicação dentro da família. Os pais geram seus filhos, que quando crescem, casam-se e tem os seus filhos, a segunda geração. E qual é a diferença em relação às outras regiões do Brasil? É que nesta região ainda encontramos terra disponível dentro dos imóveis para produzir também a habitação da nova família.
Vista Frontal - mostrando as duas residencias, projetadas para o mesmo imóvel.
O projeto em questão apresenta exatamente uma situação dessas: D. Olinda e Sr. Timóteo geraram Everaldo, que casou com Bruna. Dessa união nasceram Brendha e Bianca. Agora eles vão morar em casas separadas, mas dentro do mesmo lote.
D. Olinda, hoje viúva, precisava de um local digno para morar com sua filha e dois netos. Essa casa precisaria ter sala de estar, três quartos – um com banheiro, banheiro social, cozinha ampla – para receber os outros filhos e famílias para o almoço do domingo, lavanderia e uma pequena varanda.
Segundo o site Urbanidades,
O planejamento surgiu como uma resposta aos problemas enfrentados pelas cidades, tanto aqueles não resolvidos pelo urbanismo moderno quanto aqueles causados por ele. A expressão “planejamento urbano” vem da Inglaterra e dos Estados Unidos, e marca uma mudança na forma de encarar a cidade e seus problemas.
Uma modificação importante refere-se ao reconhecimento do fenômeno urbano como algo dinâmico, o que leva a encarar a cidade como resultado de sua própria história e como algo que está, de alguma maneira, evoluindo no tempo. Portanto, a cidade passa a ser vista como o produto de um determinado contexto histórico, e não mais como um modelo ideal a ser concebido pelos urbanistas (KOHLSDORF, 1985).
É nesse contexto que o Urbanismo passa a ser visto como uma ciência que trata problemas que crescem em uma velocidade muito maior do que a taxa de crescimento das cidades.
Ana Cunha Araújo
Fachada Lateral - mostrando janelas do banheiro voltadas para área livre.
Os aparelhos de ar-condicionado – existentes nos quartos e escritório – deveriam ser camuflados.
O lavabo deveria estar em posição estratégica, próximo à área de lazer, lavanderia e oficina.
Pormenor da Planta Baixa - mostrando Lavabo e acesso lateral para Área de Lazer.Os amigos deveriam ter acesso à área de lazer sem ter que obrigatoriamente passar por dentro da casa.
A casa será toda contornada com deck produzido com pranchas de madeira, sendo que na área de lazer ele será a moldura da piscina e abrigará um pergolado – criando espaço agradável para relaxar e tomar sol.
www.youtube.com/watch?v=ZZ2T8jAUm5Y
Vivemos um tempo no qual as famílias estao ficando cada vez menores e optando por habitar em espacos mais e mais reduzidos. Mas isso nao precisa significar perda da qualidade de vida.
Planta Baixa
O projeto Casa Sophia é uma residencia integrada em um condomínio horizontal. Inicialmente, o programa desta habitação era composto por sala de estar, quarto, cozinha e banheiro, sendo que estes últimos não contavam com abertura para ventilação.
Figura 02 - Vista da bancada que divide sala de jantar da cozinha
Depois de resolvida a demanda da cozinha e do banheiro - no que diz respeito a abertura de janelas e criação de área de serviço, a necessidade da família era de que também fosse criado dentro desse universo, um segundo quarto - para uma criança.
Quarto de menina - Projeto: Ana Cunha Araújo
Quarto de menina. Fonte: Auriene Cardozo
Uma das exigências apresentadas pelos clientes era que este novo ambiente fosse integrado ao quarto de adultos, pois desta forma o cuidado com a filha seria mais tranquilo.
Corte esquemático
O zêlo da profissional foi no sentido de atender ao novo programa e ainda proporcionar ventilacao cruzada - garantida pelas janelas dos quartos e sala, somadas ao poço de ventilação aberto em parte do que antes era a cozinha.
A Casa Sophia, além de ter sido um desafio vencido pela arquiteta, superou as expectativas dos moradores e agradou muito a vizinhanca.
www.youtube.com/watch?v=9jL_5b00Wmk
http://http//www.youtube.com/watch?v=9jL_5b00Wmk
Ana Cunha Araújo
Tanto o planejamento urbano quanto o urbanismo são entendidos como o estudo do fenônemo urbano, mas diferem no tocante às formas de atuação no espaço urbano.
Os limites entre o planejamento e o urbanismo na prática, não são claros:
Saiba mais: