terça-feira, 20 de abril de 2010

ALEGRIA COM LIBERDADE - Projeto Arquitetonico de Residencia Unifamiliar

Vista superior - Fachada Principal
Projeto: Ana Cunha Araújo

Este deve ser o lema para um casal apaixonado pela natureza e preocupado com a sustentabilidade, que decidiu partir para o projeto de sua residência.

Em um tempo em que se preza pelo verde e ainda pela qualidade de vida, o casal de clientes pretendia ter uma casa que fosse também um refúgio para sua família, parentes distantes e amigos.

O programa da casa inclui além dos ambientes internos - suíte do casal, quartos para os filhos, escritório, sala de estar e cozinha – e ambientes externos como lavanderia, lavabo, oficina, canil – carinhosamente chamado pelo proprietário por “apartamentos dos cães”. Por fim, o espaço mais privilegiado e certamente o que será mais utilizado por todos: a área de lazer – com área coberta onde abriga uma churrasqueira, deck, pergolado e a tão esperada piscina.


Planta Baixa



Vista da Área de Lazer


ALGUMAS PECULIARIDADES:
O casal apaixonado por natureza queria que a ocupação do terreno deixasse uma área considerável disponível para o deleite com a natureza – uma vez edificada, a intenção é ter espaço para o plantio de alguma vegetação além de folga para a prática de vôlei com os amigos.


Vista Aérea - mostrando área disponível no terreno.

O banheiro do casal deveria garantir a privacidade dos dois, ao mesmo tempo em que, da banheira fosse possível ter uma boa visão do exterior da casa.

Fachada Lateral - mostrando janelas do banheiro voltadas para área livre.


Os aparelhos de ar-condicionado – existentes nos quartos e escritório – deveriam ser camuflados.


Detalhe de elemento que camufla os condicionadores de ar.


O lavabo deveria estar em posição estratégica, próximo à área de lazer, lavanderia e oficina.

Pormenor da Planta Baixa - mostrando Lavabo e acesso lateral para Área de Lazer.


Os amigos deveriam ter acesso à área de lazer sem ter que obrigatoriamente passar por dentro da casa.


A casa será toda contornada com deck produzido com pranchas de madeira, sendo que na área de lazer ele será a moldura da piscina e abrigará um pergolado – criando espaço agradável para relaxar e tomar sol.

www.youtube.com/watch?v=ZZ2T8jAUm5Y






Ana Cunha Araújo

2 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br