terça-feira, 14 de abril de 2009

Roma - História, Arquitetura e Urbanismo

A Roma Antiga foi uma civilização fundada em 754 a.C., e se desenvolveu a partir da cidade-estado. Resultou da ação colonizadora de povos procedentes do Oriente e da Grécia, fazendo parte da "Antiguidade Clássica", juntamente com a Grécia Antiga.

Essa nação contribuiu muito para o desenvolvimento no Mundo Ocidental, em várias áreas de estudo como o Direito, a Teoria Militar, a Literatura, a Arte e a Arquitetura.


HISTÓRIA MILITAR

Roma foi um estado militarista, tendo grandes conquistas militares ao longo de sua história e desenvolvimento. A maior prova de seu grande potencial militar foi sua expansão territorial.


CIDADE ROMANA

No século IV d.C. Roma atingiu uma população de 1 milhão de habitantes.

Os romanos fundaram colônias amuralhadas, que tinham o sistema viário com desenho ortogonal, que segundo o urbanista Le Corbusier, dava o aspecto de claridade e ordenamento, permitindo a limpeza, e ainda, “que as pessoas se orientassem nelas facilmente, para que a percorressem com facilidade” (1). Eram cidades fortificadas, a fim de que pudessem defender o Estado e a população.

Um traço peculiar do planejamento de Roma foi a criação de vias principais com colunatas, arcos e monumentos. Outro traço característico é a existência das luxuosas termas, onde os senadores e membros da aristocracia discutiam política e ampliavam relacionamentos.


SOCIEDADE ROMANA

* Patrícios: Grandes proprietários de terras, rebanhos e escravos que desfrutavam de direitos políticos e podiam desempenhar altas funções públicas. Eram os cidadãos romanos.

* Clientes: Homens livres que se associavam aos patrícios, prestando-lhes diversos serviços pessoais em troca de auxílio econômico e proteção social.

* Plebeus: Homens e mulheres livres que se dedicavam ao comércio, artesanato e trabalhos agrícolas.

* Escravos: Representavam uma propriedade, e, assim, o senhor tinha o direito de castigá-los, de vendê-los ou de alugar seus serviços. Muitos escravos também eram eventualmente libertos.


ENGENHARIA E ARQUITETURA
Os romanos edificaram aquedutos que levavam água limpa até as cidades e também desenvolveram sistemas de esgoto.

Roma possuía aquedutos, esgotos dinâmicos, ruas pavimentadas, prédios de apartamentos – alguns com até oito pavimentos, palácios nobres e as muralhas.

A arquitetura romana teve a arquitetura grega como modelo, e constituiu-se num exemplo de influência do desenvolvimento tecnológico. As características que abrangiam os traços arquitetônicos gregos e romanos foram chamadas de Arquitetura Clássica por muitos escritores.

A evolução da arquitetura Romana reflete-se em dois âmbitos principais:

* Obras públicas – as obras apresentavam dimensões monumentais e quase sempre ficavam em torno do fórum ou praça pública das cidades. Eram os templos, basílicas, anfiteatros, etc.

* Obras particulares – se desenvolveram em regiões privilegiadas das cidades e em seus arredores, com decoração deslumbrante, distribuídas em torno de jardim como os palácios urbanos e as vilas de veraneio da classe patrícia.

A plebe vivia em construções com portas que davam acesso a sacadas e terraços, mas sem divisões de ambientes nesses recintos. Seus característicos tetos de telha de barro cozido ainda subsistem em pleno século XXI.

Ana Cunha Araújo


(1) - LE CORBUSIER, 2ª ed. 2000, p.7.

Saiba mais:


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

FERRARI, CÉLSON Curso de planejamento municipal integrado - URBANISMO. São Paulo, Livraria Pioneira Editora, 2ª edição, 1979, 631 p.

LE CORBUSIER, tradução MARIA ERMANTINA GALVÃO, Urbanismo - 2ª ed. - São Paulo: Martins Fontes, 2000. 307 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br