quarta-feira, 29 de abril de 2009

EVOLUÇÃO URBANA DA AMAZÔNIA

A ocupação da região amazônica teve início em 1540.

O ciclo da borracha teve o seu núcleo nesta região, atraindo riqueza e causando transformações culturais e sociais, dando grande impulso à cidade de Manaus - até hoje maior centro e capital do Estado do Amazonas.

O ciclo da borracha viveu seu auge entre 1879 a 1912, tendo depois experimentado uma sobrevida entre 1942 a 1945. O desenvolvimento da urbanização teve início realmente na segunda metade do século XIX, com essa economia.

O comércio da borracha definiu o surgimento de novas aglomerações e o desenvolvimento inicial da forma urbana. A hierarquia destas aglomerações era o reflexo da hierarquia imposta pelo comércio da borracha.

Com a queda das exportações da borracha, em 1912, a rede urbana na Amazônia se desestruturou, e muitas cidades se esvaziaram.

Por outro lado, a estagnação econômica promoveu o aparecimento de novas aglomerações a partir do êxodo rural das unidades produtoras de borracha.

A partir de 1960, intensificou-se a ocupação urbana. A política de desenvolvimento da região gerou um processo intenso de ocupação - o crescimento urbano deu lugar à urbanização regional.


Evolução da população por unidade de federação da Amazônia Legal.


Evolução da população total nos municípios das capitais amazônicas.


Ana Cunha Araújo

Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br